Capacitando para um primeiro atendimento de qualidade.

ABC ou CAB?

rcp

Tem havido muita discussão e má interpretação sobre o que deve ser feito em casos de PCR. Desde 2010, com as recomendações para RCP da American Heart Association, muitos profissionais adotaram a sequência CAB para todos os casos. No entanto, os “guidelines” recomendam a individualização da sequência baseada na etiologia da PCR (causa). 

A RCP em casos de parada cardíaca secundária (de origem respiratória) deve ser utilizado o tradicional ABC, pelo fato da etiologia de sua PCR ser de natureza hipóxica. A mais importante intervenção no tratamento do paciente com PCR de origem respiratória é o imediato fornecimento de oxigênio. O socorrista deverá abrir as vias aéreas (A) e checar por respiração (B) e se não houver respiração, prover 2 ventilações de resgate e em seguida verificar presença de circulação (C). O Conselho Europeu de Ressuscitação descreve exatamente a mesma conduta, com exceção para os casos de afogamentos (grau 5 e 6) onde é recomendado 5 ventilações iniciais.

A parada cardíaca secundária ocorre em poucos minutos da parada da respiração e representa 30% das PCR. Pode ser causado por afogamento; obstrução das vias aéreas superiores; trauma cerebral, de face, de traqueia, torácico; drogas que induzem a parada respiratória e hipotermia.

A parada cardíaca primária (de origem cardíaca) que leva a imediata parada na respiração e representam 70% das PCR, pode ser causado por Infarto do miocárdio ou arritmia; choque elétrico; lesão traumática no coração; e drogas que induzem a parada do coração. Nesses casos, a respiração para junto com o coração. Ao ocorrer a PCR o sangue ainda contém oxigênio suficiente para nutrir o cérebro e o próprio coração, por essa causa é que devemos começar a RCP pelas compressões, ou seja, CAB, haja vista a etiologia ser de natureza cardiológica. Todos os profissionais de saúde e leigos treinados em RCP farão a técnica de CAB nestes casos. As pessoas leigas sem treinamento farão somente as compressões cardíacas, ou seja, sem ventilação. Esse procedimento garante cerca de 50% do aporte de oxigênio que seria fornecido pela aplicação do CAB, com ventilação, ou seja, entende-se que é melhor do que nada fazer.

PRIMEIRA RESPOSTA – Capacitação em Emergências

A Primeira Resposta

O mais moderno Centro de Treinamentos na melhor localização de Vitória, com cursos baseados nos protocolos mais modernos emanados por instituições com abrangência mundial, das quais citamos algumas , como a American Heart Association, que define os protocolos mundiais mais respeitados na área de atendimento médico de urgência.

Fale Conosco

Fique a vontade em nos contactar via

  • Email primeirarespostacursos@yahoo.com.br
  • Telefone (27) 3327.0055
  • Celular (27) 99921-3327 - (28) 99988.9331
  • Nosso escritório Praça Francisco Pedreira do Nascimento, 41 - 2º Andar
    Maria Ortiz, Vitória - ES

News Letter